Em cada momento há algo para contar.
A partir da união de 18 homens, representantes de oito Cooperativas regionais, foi instituída no dia 15 de abril de 1969 a Cooperativa Central Oeste Catarinense, que mais tarde, passaria a ser chamada Cooperativa Central Aurora Alimentos.
A criação da Aurora Alimentos teve como propósito buscar melhores condições para a comercialização de grãos, bem como viabilizar a aquisição de um frigorífico que absorvesse a produção de suínos dos associados das cooperativas, agregando valor à atividade e possibilitando aos produtores melhores condições de trabalho e de vida.
Em cinco décadas, “Cooperação” foi a palavra que mais deu significado à essa história. Acompanhe na linha do tempo fotográfica, alguns dos fatos que marcaram a Aurora Alimentos nesses 50 anos.
Cinco décadas de transformação
1969 - 1979

A história da Aurora se inicia em 1969 juntamente com a história de milhares de cooperados. Através da união de cooperativas da região foi fundada a FRICOOPER, que mais tarde passaria a ser chamada de Cooperativa Central Aurora Alimentos, sendo seu primeiro presidente o Sr. Aury Luiz Bodanese. A compra do Frigorífico Marafon ocorreu em 1969, e os primeiros abates iniciaram em 1973.
Ainda na década de 70 a Aurora passa a fornecer aos produtores alimentação exclusiva para seus plantéis através da Nutricooper.
1980 - 1989

Dentre os marcos importantes da década de 80 está a criação da Avicooper com a comercialização de carne de aves, além do início das atividades em São Miguel do Oeste/SC. Com a qualidade dos produtos Aurora reconhecida em outros estados, em 1986 foi instalada a área comercial em São Paulo.
Os 20 anos da Aurora são marcados pela informatização dos processos administrativos e a preocupação com o meio ambiente, através da implantação de estações de tratamento de efluentes e reflorestamento.
1990 - 1999

Em 1992, é inaugurado o maior frigorífico de suínos da América Latina, em Chapecó. A industrialização de matéria-prima agrega cada vez mais valor ao mix de produtos Aurora, como o início da produção de sucos com o lançamento da marca Dellis. Em 1996 foi inaugurado o frigorífico Aurora de São Gabriel do Oeste - MS. Preocupada em expandir sua área de produção de carnes de aves, no ano de 1997 a Aurora inaugurou a unidade industrial de abate de aves de Quilombo – SC.
Ao completar 30 anos a Aurora apresenta-se como a segunda maior cooperativa nacional, a 45ª maior empresa da região Sul e 8ª de Santa Catarina. Em 1998, as exportações totalizaram 8.200 toneladas.
2000 - 2009

A fim de atender a demanda nacional, em 2001 é inaugurada a Fábrica de Industrializados junto ao Frigorífico Aurora Chapecó (FACH I). Em 2004, houve a ampliação do mix de produtos Aurora, além de contar com a entrada no segmento de lácteos com a marca Aurolat. No mesmo ano, ocorre o arrendamento do Frigorífico Aurora Chapecó II, massa falida da Chapecó Alimentos. Em 2007, a Aurora adquire a marca Nobre.
Com a comemoração dos 40 anos da Cooperativa, ocorreu a revitalização da Fundação Aury Luiz Bodanese, em 2008, e inaugurada a Fábrica de Rações Aurora de Cunha Porã - SC.
2010 – 2018

Após os 40 anos da Aurora, em 2010, ocorre o arrendamento da AVEPAR em Abelardo Luz, onde foi instalado um novo frigorífico. Devido à grande demanda nacional, em 2011, houve a inauguração da Indústria de Lácteos em Pinhalzinho/SC.
Entre 2012 e 2013, houve a aquisição do Frigorífico BONDIO, atual Frigorífico Aurora Guatambu e arrendamento do Frigorífico Aurora de Xaxim. Obtendo melhora do cenário econômico, a Aurora Alimentos reabre, em 2014, o Frigorífico Aurora Joaçaba (cujas atividades estavam interrompidas desde 2008).
Em 2015, a Aurora assume a produção da planta de aves da Cocari, no Paraná, hoje, Frigorífico Aurora Mandaguari. Em 2017, em São Gabriel do Oeste - MS, a Aurora inaugura nova unidade armazenadora de grãos.
Inovando na produção e acompanhando o mercado, em 2018, a Aurora entra na área de pescados por meio de parceria com a C. Vale, que permitiu o lançamento do filé de tilápia.
2019

Em 2019, a Aurora completa 50 anos. Em cinco décadas de transformação, chega em 2019 sendo formada pela união de 11 Cooperativas singulares e que representa mais de 100 mil famílias no campo e na cidade. São 65 mil produtores cooperados, mais de 30 mil empregados diretos e 10 mil empregados das
cooperativas filiadas ao sistema.
E o nosso lema nessa data tão importante, é “A Soma De Todos Nós”. A soma da nossa dedicação, do nosso trabalho, da nossa gente. A soma dos produtores cooperados, dos empregados e dos consumidores. Todos nós somos protagonistas dessa história.
As homenagens para a Cooperativa são a construção da Praça da Cooperação, inauguração da UDG - Unidade de Disseminação de Genes, em Chapecó e o novo Centro de Distribuição em Arujá – São Paulo.