Cooperativa Central Aurora Alimentos ganha mais uma vez o Trófeu Fritz Muller

01/06/2006

Cooperativa Central Aurora Alimentos conquistou o Troféu Fritz Muller de ecologia na categoria Controle de Poluição Com Ênfase na Água, por seus projetos experimentais no controle de poluição dos dejetos suínos. A solenidade de premiação está programada para ocorrer dia 31 de julho, às 19 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

Um dos mais respeitados prêmios ambientais do país, o troféu homenageia o naturalista alemão Fritz Muller, colonizador de Blumenau e conhecido como O Príncipe dos Observadores. Muller ganhou renome internacional por ter colaborado com a teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin. Criado em 1982, pela Fatma, órgão estadual ambiental catarinense, o prêmio objetiva estimular o processo de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. É um instrumento de reconhecimento a instituições de pesquisa e ensino, ONGs ambientais, empresas públicas e privadas, pesquisadores e pessoas que se destacam na preservação do meio ambiente.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos é uma empresa que investe em vários programas de educação ambiental, priorizando a separação e a reciclagem do lixo que permitem poupar milhares de árvores e barris de petróleo, além de toneladas de minério, ajudando as comunidades onde atua a conscientizarem-se da importância do desenvolvimento sustentável.

A Aurora é notabilizada como uma das empresas ambientalmente mais conscientes de Santa Catarina. Realiza uma série de ações contínuas, como programa de reciclagem de papel, papelão, cobre e lata, o tratamento dos efluentes de todas as unidades industriais e o programa de recuperação do mercúrio em lâmpadas queimadas para evitar a poluição ambiental. Mantém laboratório de avaliação e monitoramento dos sistemas de tratamento de efluentes (STE) e Estação de Tratamento de Dejetos Industriais (ETDI) localizadas em Chapecó, São Miguel do Oeste, Maravilha, Quilombo, Pinhalzinho, Guatambu e São Gabriel do Oeste (MS) e, ainda promove o reflorestamento para preservação de riachos e fontes.

Uma das atividades mais consagradas é o programa “Reciclagem Vida” que viabilizou o reaproveitamento de matérias-primas e produtos à base de papel, papelão, plástico, ferro, cobre e outros metais, comercializando-os com empresas recicladoras. O dinheiro arrecadado reverte-se em melhorias para os funcionários e seus ambientes de trabalho.
Outra iniciativa bem-sucedida é o programa Despertar - A turminha da reciclagem, de caráter educativo-pedagógico, criado no âmbito da empresa em 2001 e reconhecido no ambiente externo. As atividades de difusão e interação desse programa com o público jovem permitiu transferir conhecimentos a crianças e pré-adolescentes através de visitas, palestras e amplo material instrucional especialmente criado para essa finalidade, expõe a coordenadora Isabel Cristina Machado.

O programa educa a criança sobre a importância da correta separação do lixo para reciclagem e preservação do meio ambiente. O segredo do sucesso reside na fundamentação pedagógica e nos temas de um programa mais antigo, o Reciclagem Vida, trabalhado em motivos lúdicos e em linguagem infantil. Dois livrinhos formam a base instrucional da campanha, ilustrados com desenhos, fotografias e recursos de programação visual. Cada livrinho tem um audiovisual correspondente com duração de quinze minutos.


Voltar
SAC AURORA - 0800 011 3500
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta das 08h00 às 18h00.
Sábado das 08h00 às 15h00.
Aurora

Copyright® Aurora - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por BRSIS