Aurora Coop e Senar/SC promovem curso sobre eficiência energética nas propriedades rurais

15/12/2021

O treinamento foi promovido pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) e a Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa), nesta semana, na sede da AARA, em Quilombo (SC).

O evento reuniu associados da Cooperalfa e oportunizou discutir aspectos que auxiliam nas tomadas de decisões sobre a adequação de instalações, assim como na melhor seleção de fornecedores. De acordo com o assessor de suinocultura da Aurora Coop, Sandro Luiz Treméa, o conteúdo atendeu plenamente as expectativas da Aurora Coop e dos participantes. “Os produtores foram muito participativos e nos deram avaliações sobre como o curso será importante para prevenir possíveis problemas relacionados à energia elétrica em suas propriedades”.

O diretor vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, Marcos Antonio Zordan, também realçou a importância da iniciativa ao comentar que ficar atento aos perigos da eletricidade e às medidas de prevenção e segurança é essencial para prevenir possíveis acidentes e evitar gastos desnecessários. “A falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes elétricos e, por isso, surgiu a iniciativa desse treinamento”.

A capacitação foi ministrada pelo engenheiro eletricista e professor do Senai Chapecó, Fernando Vieira da Rocha, que abordou temas como noções básicas de eletricidade; instalações típicas em propriedades rurais com foco para os tipos de entrada de energia da concessionária e principais tipos de instalação e equipamentos existentes em propriedades rurais. Também foram destacados quesitos sobre segurança em instalações elétricas, como por exemplo, choque elétrico, mecanismos e seus efeitos, acidentes de origem elétrica, correta e segura aplicação dos componentes de instalações, riscos com a rede de energia de alta tensão etc.

Outro assunto em destaque foi a eficiência energética em propriedades rurais com ênfase na compreensão da conta de luz, direitos e deveres do consumidor, maneiras de identificar equipamentos que mais consomem energia, cálculo do consumo de energia de equipamentos elétricos, fugas de energia, equipamentos eletricamente eficientes e ineficientes, problemas de quedas de tensão, entre outros.

O treinamento é realizado em duas etapas. A segunda está prevista para o dia 16/12.

Voltar
SAC AURORA - 0800 011 3500
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta das 08h00 às 18h00.
Sábado das 08h00 às 15h00.
Aurora

Copyright® Aurora - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por BRSIS