Não é sem motivo que o cooperativismo de produção agropecuária é o maior e mais expressivo do país. Surgiu da necessidade da união de pequenos e médios produtores rurais que fundaram sociedades cooperativistas, construíram silos e armazéns, adquiriram frotas para o escoamento da produção e disputaram mercados em condições de igualdade com as grandes corporações do setor.
Cooperar significa colaborar com outras pessoas para que todos alcancem os mesmos resultados. Esse é o princípio do modelo cooperativista, que está fundamentado na solidariedade humana, onde o bem-estar de todos se sobrepõe ao individualismo. Os povos antigos já praticavam a cooperação na luta pela sobrevivência e hoje não é diferente. Quando as pessoas se unem para resolver os problemas que encontram, fica mais fácil chegar a uma solução. Hoje, as cooperativas desempenham importante papel na economia global e em especial na brasileira, gerando emprego e renda.
As linhas orientadoras de todas as ações cooperativistas são a maneira de colocar a teoria em prática.
Os princípios são os seguintes:
1. Adesão voluntária e livre;
2. Gestão democrática pelos membros;
3. Participação econômica dos sócios;
4. Autonomia e independência;
5. Educação, formação e informação;
6. Intercooperação;
7. Interesse pela comunidade.
As 11 cooperativas singulares, que constituem o Sistema Aurora
Elas estão localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A Aurora apoia essas cooperativas que, por sua vez, apoiam os produtores rurais. Juntas, representam mais de 100 mil famílias seguindo os valores da cooperação em mais de 500 municípios brasileiros onde a Aurora está presente.
Pessoas que acreditam e movem o mundo. Criado em 2015, o Site e a Página Oficial no Facebook "Acredite no Cooperativismo" demonstram a força do cooperativismo e mostram exemplos de boas ações de pessoas comuns que estão envolvidas e dão bons exemplos.
Tem como objetivo mostrar que é possível acreditar e promover o bem através de ações conjuntas espalhadas por todo o Brasil, incentivando as pessoas a fazerem a diferença e colocando em prática boas ações nas regiões onde moram, afinal se queremos um mundo melhor precisamos começar por nós mesmos.